Layman como usar

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Post Reply
willianholtz
Baby Hen

Layman como usar

Post by willianholtz » Wed Apr 24, 2019 12:33

Bom dia pessoal, estou escrevendo um artigo e também um "como usar" do Sabayon em português, estou juntando tudo que aprendi até o momento e claro, pegando algumas coisas que estão em inglês e traduzindo para o pessoal mais novato. Por mais que eu use Linux há mais de 10 anos, agora que comecei a usar algo baseado no Gentoo, e pra mim, está sendo muito satisfatório, além de estar aprendendo muito.

Porém ainda não entendi como funciona o tal do Layman, li algumas coisas no wiki do gentoo, mas ao certo, pra ser sincero, não entendi como usar aqui no Sabayon

Por exemplo, sei que existe os overlays (https://overlays.gentoo.org/) e pelo que entendi ele funciona como o AUR do Arch Linux (me corrijam se eu estiver errado). Mas no Sabayon, como faço para instalar um pacote por eles? O que tenho que editar, onde adicionar, e quais comando usar para fazer as instalações.

Pessoal, sei que é chato, mas gostei muito da distro e por isso estou escrevendo sobre ela, e quero dar o máximo de atenção sobre qualquer coisa que o usuário queira usar. Vlw!!

Fitzcarraldo
Sagely Hen

Re: Layman como usar

Post by Fitzcarraldo » Thu Apr 25, 2019 23:59

Veja como usar o Layman no Sabayon Linux pelo exemplo no seguinte tópico: viewtopic.php?p=182598#p182598

Outro exemplo: Vamos dizer que você quer instalar o Tor Browser do overlay «torbrowser-overlay» (depois de ter feito todo o preparo que escrevi naquele tópico acima):

Code: Select all

# layman -a torbrowser-overlay
# emerge www-client/torbrowser

willianholtz
Baby Hen

Re: Layman como usar

Post by willianholtz » Sat Apr 27, 2019 2:57

Tranquilo, agora ja sei como adicionar, remover, listar deletar e baixar hahah !!!

É complicado, algumas coisas ainda estou me habituando, fiquei 10 anos com arch linux e sair de uma distro e entrar em uma totalmente diferente é um bak grande.

Tem algumas coisas ainda que preciso aprender como a troca de kernel e entender essas questão de app já mascarados pelo entropy.

Post Reply