Ajuda em algumas duvidas para aprender Sabayon [Resolvido]

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Ajuda em algumas duvidas para aprender Sabayon [Resolvido]

Postby lucassim » Mon Mar 05, 2012 5:39

Fala pessoal tudo bem.
Sou usuário vindo do ubuntu e to querendo utilizar uma distro mais rapida. pensei em usar gentoo logo de cara so que a dificuldade é um pouco maior, entao escolhi o sabayon.

De inicio instalei o sabayon em uma maquina virtual no virtualbox. Segui os wikis corretamente para instalacao do sistema. Darei uma breve explicacao do que fiz.

Instalei via texto.
Iniciei o sistema atualizei o equo o emerge portage, equo update, e equo upgrade. Bom basicamente meu sistema esta atualizado.
Agora vem algumas duvidas:
1 - instalei o gdm, coloquei ele no script /etc/init.d/xdm para ser meu gerenciador de janelas padrao. fiz o rc-update add xdm default tb. porem quando inicio a maquina virtual ele cai direto no console do sabayon, nao executa o xdm/gdm? o que posso fazer a mais para consertar isso?

2 - para que serve equo conf update?? tenho q fazer isso toda hora?

3 - no wiki pede para executar layman --sync;layman -s sabayon e etc.... so que sempre da falha, diz que nao encontra o sabayon

Por enquanto eh so. Vou ir testando o sistema e ver como eh os comando basicos para manutencao dele. E logicamente aguardo ansioso pelas respostas das minhas duvidas.

Vlwww
lucassim
Young Hen

Re: Ajuda em algumas duvidas para aprender Sabayon

Postby Fitzcarraldo » Mon Mar 05, 2012 11:51

Oi lucassim,

1. Tenta o seguinte:

Code: Select all
# rc-update del xdm default
# rc-update add xdm boot

Veja o que eu tenho:

# rc-update show -v | grep xdm
                  xdm | boot                                         
            xdm-setup |
#

2. O equo conf update é essencial sim, pois atualiza os arquivos que contem configurações para os programas recém instalados ou atualizados. É aconselhável usar esse comando depois que você atualiza qualquer pacote. Mas as vezes você terá que modificar de novo o arquivo depois de usar o comando (/etc/conf.d/xdm, por exemplo). equo conf update em Entropy é equivalente ao etc-update em Portage.

3. O artigo no Wiki SL não leva em conta o novo 'overlay' sabayon-distro. Antes existia somente um 'overlay' (Sabayon Linux developers split the Portage sabayon overlay into two new overlays), mas agora tem dois: sabayon e sabayon-distro. Tenta o seguinte:

equo install git
emerge --sync
layman -S
layman --delete=sabayon
layman --delete=sabayon-distro
layman --add=sabayon
layman --add=sabayon-distro
layman -S
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby lucassim » Sat Mar 10, 2012 20:40

Olá @Fitzcarraldo.

Cara show testei agora os comandos que você me passou. Somente o xdm que nao esta iniciando no boot, e esta igual ao seu :
# rc-update show -v | grep xdm
                  xdm | boot                                         
            xdm-setup |
#

Todos os outros funcionaram perfeitamente. Fico grato pela sua ajuda.

Agora vou poder continuar a brincar mais no sabayon, como trabalho com desenvolvimento web vou instalar os aplicativos que necessito, lamp, eclipse/netbeans, poedit, sublime text 2, postgres e ver a dificuldade que foi. Acredito que não va ser um problema, mesmo porque esse equo me parece ser muito melhor que o aptitude. (Nao quero criar flamewar de distro..).

Agora vem uma outra pergunta. Como foi dito antes, instalei o sabayon em uma maquina virtual. Seria interessante eu re-compilar o kernel. pq no futuro quando eu instalar o sabayon em meu notebook dell inspirion 1525 quero deixar ele bastante enxuto. Queria fazer isso para aprender msm!!!

No mais eh isso obrigado.
lucassim
Young Hen

Postby Fitzcarraldo » Sat Mar 10, 2012 21:30

lucassim wrote:Somente o xdm que nao esta iniciando no boot, e esta igual ao seu

Estranho. Não sei porque não está funcionando. Eu uso kdm, e não gdm. Mesmo assim, devia funcionar. :?

lucassim wrote:Fico grato pela sua ajuda.

De nada.

lucassim wrote:Agora vem uma outra pergunta. Como foi dito antes, instalei o sabayon em uma maquina virtual. Seria interessante eu re-compilar o kernel. pq no futuro quando eu instalar o sabayon em meu notebook dell inspirion 1525 quero deixar ele bastante enxuto. Queria fazer isso para aprender msm!!!

Veja o artigo no Wiki: HOWTO: Upgrade kernel using genkernel.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby lucassim » Sat Mar 10, 2012 23:23

NOTA MENTAL PARA NAO ESQUECER

equo install www-servers/apache

rc-update add apache2

equo install dev-lang/php-5.3.9

vi /etc/conf.d/apache2

APACHE2_OPTS = " -D DEFAULT_VHOST -D INFO -D SSL -D SSL_DEFAULT_VHOST -D SUEXEC -D LANGUAGE -D PHP5

:x

equo search dev-php/pecl-apc

equo search dev-php/pear

// instalar o apc e o pear

vi /etc/php/apache2-php5.3/ext/apc.ini

extension = apc.so
apc.enabled = 1

:x

equo search dev-db/mysql
equo install dev-db/mysql
equo config dev-db/mysql
rc-update add mysql

equo search memcached
equo install memcached
vi /etc/conf.d/memcached
rc-update add memcached
// Alterar se necessario o valor da memoria usada

// instalar o sublime text 2
equo install libpng / equo install libpng1.2 /equo install libpng1.4
// baixar o sublime e executar ./sublime_text, ver ocmo colocar o lancador neste aplicativo
lucassim
Young Hen

Postby Fitzcarraldo » Wed Mar 14, 2012 13:26

lucassim wrote:Instalei via texto.

lucassim wrote:1 - instalei o gdm, coloquei ele no script /etc/init.d/xdm para ser meu gerenciador de janelas padrao. fiz o rc-update add xdm default tb. porem quando inicio a maquina virtual ele cai direto no console do sabayon, nao executa o xdm/gdm? o que posso fazer a mais para consertar isso?

Cara, já sei o que aconteceu: Quando uma pessoa instala via texto, o arquivo /boot/grub/grub.cfg inclui "nox" (isto é "não X Windows") na linha kernel. A coisa mais fácil que você pode fazer é editar /boot/grub/grub.cfg e simplesmente remova "nox" das linhas que começam com "linux".
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby lucassim » Wed Mar 14, 2012 22:25

@Fitzcarraldo

Esse final de semana vou tentar dar uma olhada nisso. E fazer mais algumas anotações da "nota mental" para instalação do ambiente de desenvolvimento do django.

Logo em seguida vou ler toda a parte de recompilação de kernel. E começar a brincar.

Fico feliz com sua pre-disposição em me ajudar @Fitzcarraldo. Vou fazer o possível para contribuir com algumas traduções no wiki(vai ser uma tradução não muito fiel ao inglês, mas plausível para entendimento e com concordância).

Para os foruns vou pegar um pouco a manha primeiro.

Vlw pelas dicas velho!!!
lucassim
Young Hen

Postby lucassim » Fri Apr 06, 2012 22:07

Fitzcarraldo wrote:Cara, já sei o que aconteceu: Quando uma pessoa instala via texto, o arquivo /boot/grub/grub.cfg inclui "nox" (isto é "não X Windows") na linha kernel. A coisa mais fácil que você pode fazer é editar /boot/grub/grub.cfg e simplesmente remova "nox" das linhas que começam com "linux".

@Fitzcarraldo, funcionou lindamente. Retirei os gentoo=nox em 02 linhas do grub.cfg com voce falou, reiniciei e subiu o X.
Perfeito!!!

Obrigado.
lucassim
Young Hen

Return to Portuguese