[Duvida]O que é o eselect profile list

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

[Duvida]O que é o eselect profile list

Postby lucassim » Tue Oct 16, 2012 2:59

Opa estou com uma dúvida sobre estes perfils do gentoo. li um pouco no wiki mas nao ficou claro.

pelo q entendi o perfil que eu escolher ele colocará as opcoes do USE flags de acordo com o perfil.
Code: Select all
eselect profile list
Available profile symlink targets:
  [1]   default/linux/amd64/10.0
  [2]   default/linux/amd64/10.0/selinux
  [3]   default/linux/amd64/10.0/desktop *
  [4]   default/linux/amd64/10.0/desktop/gnome
  [5]   default/linux/amd64/10.0/desktop/kde
  [6]   default/linux/amd64/10.0/developer
  [7]   default/linux/amd64/10.0/no-multilib
  [8]   default/linux/amd64/10.0/server
  [9]   hardened/linux/amd64
  [10]  hardened/linux/amd64/selinux
  [11]  hardened/linux/amd64/no-multilib
  [12]  hardened/linux/amd64/no-multilib/selinux

Se eu escolher o perfil 6 default/linux/amd64/10.0/developer, ganharei performance em meus programas de desenvolvimento?

Qual a diferenca dos defaults para hardened?

Se eu mudar o perfil minhas variaveis globais do arquivo /etc/make.conf se ajustarao automaticamente? por exemplo se escolher gnome, ele vai tirar todas as variaveis correspondentes ao kde?

Valllew obrigado a todos.
lucassim
Young Hen

Re: [Duvida]O que é o eselect profile list

Postby Fitzcarraldo » Wed Oct 17, 2012 23:59

Não faz diferença no caso de Entropy, pois todos os arquivos instalados usando Entropy já foram compilados em outro computador com um perfil já determinado naquele computador. Leia os seguintes artigos:

Gentoo Handbook, Part 1, Chapter 6. Installing the Gentoo Base System:

A profile is a building block for any Gentoo system. Not only does it specify default values for USE, CFLAGS and other important variables, it also locks the system to a certain range of package versions. This is all maintained by the Gentoo developers.

Gentoo Upgrading Guide:

A profile is a set of configuration files, stored in a subdirectory of /usr/portage/profiles, that describe things such as the ebuilds that are considered system packages, the default USE flags, the default mapping for virtual packages, and the architecture on which the system is running.

The profile in use is determined by the symbolic link /etc/portage/make.profile, which points to a subdirectory of /usr/portage/profiles which holds the profile files. For instance, the default x86 2008.0 profile can be found at /usr/portage/profiles/default/linux/x86/2008.0. The files in the parent directories are part of the profile as well (and are therefore shared by different subprofiles). This is why we call these cascaded profiles.

Profiles obsoleted by new ones are kept in /usr/portage/profiles along with the current ones, but they are marked as deprecated. When that happens a file named deprecated is put in the profile directory. The content of this file is the name of the profile that should be "upgraded to"; Portage uses this information to automatically warn you when you should update to a new profile.

There are various reasons that a new profile may be created: the release of new versions of core packages (such as baselayout, gcc, or glibc) that are incompatible with previous versions, a change in the default USE flags or in the virtual mappings, or maybe a change in system-wide settings.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Re: [Duvida]O que é o eselect profile list [Solved]

Postby lucassim » Tue Oct 23, 2012 17:32

Entendi.
Eu ganharia performance se usasse o emerge para construir o meu sistema, pois ele adicionaria as USE flags corretas para determinado perfil que escolhesse.

O que sinto falta é de uma boa explicação/documentação deste USE FLAGS e do emerge em si.

Tentei por varias vezes usar o emerge --update --deep world, mas ele da uns erros de conflitos e nao faz a compilacao dos softwares. Observei também que ele sinaliza uns pacotes que devem ser utilizados mascaras, skype é um deles.

O emerge deve ser utilizado para quem sabe muito do gentoo, como sou um iniciante ainda vou pegar conhecimento aos poucos. Por enquanto o sabayon com equo esta me atendendo muito bem. Meu sistema esta rápido como nunca, eu clico no chromium ele ja abre pra mim. Nao demora nada.

Quando dominar o sistema sabayon e o emerge vou partir para o gentoo. Aii sim velocidade ao extremo!!!

Obrigado pessoal mais uma vez.
lucassim
Young Hen

Postby albfneto » Fri Jan 25, 2013 23:31

Uma Dica, para usar Portage junto com Entropy, edite o /etc/entropy/client.conf e na linha escrita: ignore spmpseudo downgrades, troque disable por enable. Se não fizer isso, o seu sistema, o Entropy, começará a fazer downgrades dos pacotes, invés de upgrades.

Eu uso Gentoo também.

é possivél recompilar um Sabayon todo, mas,

é dificil compilar um sistema grande assim direto, sempre terá que lidar com as proteções, que parecem erros mas não são.

suas tentativas, é como fez mesmo, só que precisa resolver os conflitos, removendo pacotes bloqueadores, tirando as máscaras, contornando ou removendo colisões etc... uma por uma.
Direto não vai, a não ser em pequenos sistemas, ex Gentoo ou Sabayon com fluxbox. Também precisa editar o make.conf, é essencial.
A melhor documentação que conheço para isso é o Manual do Gentoo, mesmo.

querendo praticar instale numa partição teste, um Sabayon pequeno, tipo XFCE, por ex, ou Gentoo Like com kerneis de Gentoo, tipo Toorox ou Calculate, ou mesmo o Gentoo.

Não pratique por ex num Sabayon KDE, ou no seu Sabayon principal, pq demora para compilar, e dá um trabalhão e existe risco de quebrar o sistema. ex. do tempo que leva

Meu Gentoo é XFCE, para compilar esse XFCE, meu atlhon X2 com 8 giga de RAM levou trê dias, um GCC , para compilar, leva 1 hora e meia.

o ganho de performance é pequeno, Sabayon é bem rápido. Ex. Sabayon com LXDE é bem mais rápido que o Gentoo com KDE. Tem sempre que comparar o mesmo ambiente gráfico
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mageia and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Postby lucassim » Thu Feb 07, 2013 18:32

suas tentativas, é como fez mesmo, só que precisa resolver os conflitos, removendo pacotes bloqueadores, tirando as máscaras, contornando ou removendo colisões etc... uma por uma.

Umas das maiores dificuldades que senti ao instalar o Gentoo em meu notebook foi essa. O emerge pode ser realmente poderoso, mas quando ocorre algum erro ele não te direciona corretamente para solucionar o problema. Havia vezes que eu pensava que era algum source que estava com problemas em bibliotecas e abria inúmeros tópicos no forum gentoo.

Essa parte de resolver conflitos/mascaras/bloqueadores poderia ser mais detalhada ou exemplificada porque as vezes dava raiva de ficar tentando howto's na internet e não conseguir avançar; gera a sensação de impotência e é nessa hora que vem a derrota e o baque. No final acaba-se desistindo por inexperiência e falta de conhecimento.

Pretendo algum dia voltar a instalar o gentoo, sim, ele ainda não me derrotou apenas tomei outros caminhos para domar a fera de novo.

Felizmente encontrei no sabayon o que eu gostaria(rapidez,gerenciador de pacotes inteligente, facilidade) em distribuições linux. Ja testei outras distros como Debian,Ubuntu,ArchLinux e nenhuma delas encontrei estas qualidades funcionando em perfeita harmonia. Não vou entrar em méritos e deméritos dessas distribuições que citei porque não quero gerar flames desnecessários, são ótimas distros e ponto.

O gentoo que me aguarde, quando eu tiver uma maquina poderosa core i7 da vida, com ssd, 8 gb de ram, eu vou querer sugar todo o desempenho dela com pacotes compilados para aquele hardware.
Ai, sim. Meu desejo por rapidez sera realizado.

Clicar e abrir em um piscar de olhos, sem esperar segundos do cursor de loading. :mrgreen:
E nao pagar um absurdo por um macbook faz toda a diferença :lol:

Valeu pessoal.

[]'s Lucas
lucassim
Young Hen

Postby albfneto » Thu Mar 21, 2013 17:54

o emerge direciona corretamente, ele te fala o que fazer. A Documentação do gentoo é ampla e completa. O que ocorre
é que Portage, precisa ter prática com ele, é poderoso mas é feito para usuários que tem alguma prática com ele.
Mas tem uma coisa, a diferença de performance entre Sabayon e Gentoo é pequena, para o mesmo ambiente gráfico.
Ex Sabayon com LXDE sempre será mais rápido que Gentoo com KDE.
os perfis, quanto mais hardened,menos flags, mais performance, mas tb mais dificuldade, pq menos reconhecimento de hardware etc...
Mesmo assim, nos Gentoos em geral as diferenças de performance são pequenas, em máquinas atuais. fazia muita diferença nas máquinas antigas, agora não. è igual acelerador de downloads, seu efeito é muito mais pronunciado em redes lentas do que em redes rápidas.

Se eu mudar o perfil minhas variaveis globais do arquivo /etc/make.conf se ajustarao automaticamente? por exemplo se escolher gnome, ele vai tirar todas as variaveis correspondentes ao kde?

Não tirará, somente vai otimizar mais para Gnome do que para KDE. Em gentoo a edição do make.conf precisa ser feita manualmente, se não quiser flags de KDE precisa tira-las. Se deixar muitas flags,vai ficar lento, e se tirar muito, não compilará ou compila defeituoso. Só prática. Se tiver dúvida, se baseie nos muitos make.conf publicados na net para sistemas parecidos com o seu
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mageia and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Return to Portuguese