Problema com a busca

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Problema com a busca

Postby guneves » Tue Jun 03, 2008 10:13

Boas,
sou Brasileiro, até agora só tive contato em inglês com todos por aqui.
estou com um problema na busca deste forum (nao sei se é só em portugues).

Informação

As seguintes palavras foram ignoradas na busca: ati drivers install 8 5
Você tem especificar pelo menos uma palavra para busca. Cada palavra tem que conter no mínimo 3 caracteres e não pode conter mais do que 14 caracteres.

Retornar para a busca avançada

as palavras tem mais que cinco digitos e quero justamente buscar aos usuários que possa ter instalado a versão 8.5 8.4
enfim...
é meio frustrante isso...
mas o sistema é excelente (estou usando em inglês, por opção).
Mas percebi que o instalador do live-dvd tem um pequeno bug que instala pt-pt ao invés de pt-br, mesmo que tudo seja selecionado corretamente.

Há alguns "work-arounds" em forums brasileiros...
mas também é algo um pouco frustrante, e bem simples de resolver.
isto talvez merecesse um tópico aqui, fixo. :)

Cumpts...
e parabéns pelo excelente trabalho!
guneves
Baby Hen

Re: Problema com a busca

Postby pedrodh » Tue Jun 03, 2008 13:31

Boas. Essa procura não é problema de ter selecionado o forum para Portugues, se fize-ses a mesma pesquisa em no formato do forum em ingles terias :

Code: Select all
The following words in your search query were ignored because they are too common words: ati 8 5 8 4.
You must specify at least one word to search for. Each word must consist of at least 3 characters and must not contain more than 14 characters excluding wildcards.

De facto, do que está acima, apenas a 1ª parte é relevante. A procura falha porque estás a procurar com palavras sobre as quais existem muitos tópicos , nomeadamente a palavra "ati". Se queres informação sobre os drivers da ATI 8.4 podes ir aqui http://gentoo-wiki.com/HOWTO_ATI_Drivers , espero que estejas à vontade com o ingles, porque a página só explica em inglês. Essa é uma pagina da WIKI do Gentoo que é actualizada regularmente, e já está lá disponível informação sobre configurações dos drivers ATI 8.4 . Tudo o que se aplica aí para gentoo é válido no sabayon. Desconheço a versão 8.5, mas não aconselho a usar, porque deve provavelmente ser beta, e esses costumam dar muitos problemas, :\ .
Quanto ao pt-br, não faço ideia, visto que pelo que já deves ter notado sou de Portugal, e nunca instalo nada em "brasileiro", mas a criação de um tópico de ajuda para a diferenciação de pt-pt para pt-br era interessante. Espero ter ajudado, Abraço ;)
pedrodh
Young Hen

Postby guneves » Sat Jun 07, 2008 23:12

Olá!

Eu já tinha lido e estava a tentar o link que mandaste. Além disso, já tinh visto mais uns 5 posts sobre o assunto, todos não muito animadores. Mas comparando com o que vi nos posts, os drivers da ATI melhoraram bastante. Apesar disso, ainda não é bom... Eu queria mais posts, uma vez que todos estes que eu estava lendo eram bem antigos.

Eu tinha a versão 3.4f instalada, o que dificultava um bocado as coisas, pois esta versão é bem antiga e muito dos aplicativos dela nem estão mais nos repositórios (na mesma versão do release). Ou seja, com as dependencias entre pacotes, qualquer coisa que eu ia instalar ali era "UM PARTO" lol e as vezes resultava em aborto... -_-

Agora estou com a versao 3.5 loop3 COM world update (feito via equo). A diferença dos sistemas é gritante. O meu maior problema no momento é setar o meu teclado corretamente (ABNT2). Não tive problema algum com isto no 3.4f, mas no 3.5 loop3 desde a instalação que não funciona direito e quanto mais eu tento mudar, mais piora tudo. Eu uso o Sabayon em Inglês, mas meu teclado é brasileiro (abnt2) e eu gostaria de continuar tendo suporte para escrever portugues e usar acentuação (como estou fazendo neste post). Mas o mapeamento de muitas teclas está incorreto e estou sem teclas fundamentais ao linux, como a barra para frente, as setas do teclado, e as teclas home, insert, end, pgup, pgdn, del, etc...

Vou estudar uma maneira de fazer isto corretamente no link gentoo locales e ver como me saio... se eu tiver uma solução eu colo aqui, senão acho que vou criar um post perguntando sobre isso no forum em ingles (e depois posso colocar um tutorial aqui em portugues para outros com o mesmo problema!

Cumpts
~Gustavo
Last edited by guneves on Sun Jun 08, 2008 22:47, edited 1 time in total.
guneves
Baby Hen

Postby pedrodh » Sun Jun 08, 2008 0:41

Isso do teclado é bug da versao beta 3 mesmo :\. O meu teclado é portugues de Portugal e deu problemas também. Eles mudaram o sistema de mapeamento do teclado, supostamente para melhor, mas muita gente de várias nacionalidades reportou problemas, penso que na próxima versão eles ponham isso direito. Tanto quanto sei, nao existe nenhuma "fix" especifica para o problema, mas eu lembro-me que se fores ao KDE e mudares lá o mapeamento do teclado ( nas defenicoes ) , pelo menos no KDE a coisa trabalha bem ;) . Experimenta e diz-me se resolveu . Cumprimentos
pedrodh
Young Hen

Postby guneves » Sun Jun 08, 2008 23:01

Pois é...
O tópico já desvirtuou totalmente do assunto! heheheheh
Talvez fosse mais interessante criar um tópico novo para falar destes problemas com teclados nas versões 3.5

De fato, parece ser algum bug do sistema (ou dos mapeamentos que tenho aqui). E o problema parece ser em algum componente do KDE, pois este é o meu sistema principal (e de login). Em uma das tentativas que fiz, acabei "estragando" meu arquivo xorg.conf, o que me fez cair no console, ao invés do X. Para minha total surpresa, quanto entro no console sem carregar o ambiente gráfico, o teclado funciona normal, perfeito. Consigo inserir todos os símbolos normalmente e consigo até colocar caracteres acentuados. "consertei" o xorg.conf e uma vez carregado o X (com kde ou gnome) vai tudo abaixo... já não funciona mais corretamente o teclado...

Andei lendo bastante as instruções de localização do gentoo, mas ainda não consegui fazer meu teclado funcionar adequadamente no Sabayon 3.5. Vou tentando e tentando, e quando conseguir algo eu aviso! Se tiverem sugestões, por favor, postem!

Mudando o teclado pelo gerenciador do kde não surtiu resultado algum, ao invés disso, acabei ficando com tudo mais "bugado". Penso em fazer downgrade do kde ou no X, pode ser que um dos dois esteja causando o problema.

~Gutavin
guneves
Baby Hen

Re: Problema com a busca TECLADO PROBLEMA ABNT2 [RESOLVIDO]

Postby albfneto » Mon Aug 11, 2008 15:15

A busca funciona assim, mesmo, ás vezes não retorna nada, qualquer linguagem

Olha, para solucionar o problema do teclado brasileiro em Sabayon 3.5.... veja: minha dica em:

http://www.gulipa.com/index.php?view=ar ... t&Itemid=2

primeiro configura, ABNT2, brasil etc... de maneira normal, no centro d econtrole do KDE ou do GNOME, escolhe umteclado generico 104, 103 teclas, ou internacional 105 teclas...
aí vc tá sem c cedilha ...ç .... etc... sem teclas de seta do meio, é isso?

SOLUÇÂO

no terminal:

su e senha
gedit /etc/X11/xorg.conf

procura a sessão: "server layout"
e adiciona uma linha

Option "AutoAddDevices""false"

Assim,mesmo,sem os espaços, com as aspas etc...
salve o arquivo e saia..., logout...
fecha a sessão e re-inicia...
tanto funciona, que é o teclado no qual digito este
espero ter ajudado.

Este topico sobre o teclado já estava resolvido emoutros posts.
Tava fora de sessão, porisso não se achava...
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Return to Portuguese