Boot pelo floppy/Tecla ? / ° [Resolvido]

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Boot pelo floppy/Tecla ? / ° [Resolvido]

Postby 7xxx » Fri Mar 28, 2008 0:02

Instalei o Sabayon no disco rígido partição sda6 e o grub na própria partição e não na MBR .
Quero dar boot pelo liveDVD e acessar minha instalação no disco rígido e rodar o comando
# grub-install /dev/fd0 , e assim criar um disquete de boot, porem não estou conseguindo.
Alguém sabe como devo proceder ???
Já tentei com o Sabayon rodando pelo liveDVD e em um terminal como root os seguintes comandos:
# mount -o rw /dev/sda6 /mnt/sda6
quando dou enter vem como resposta 'que não é possível montar' tentei com hda6 e veio a mesma resposta, se rodasse iria depois digitar o comando # chroot /mnt/sda6 para acessar minha instalação.
Aproveito para saber por que a tecla com os símbolos ? / ° (lado direito do teclado) não funciona mesmo selecionando língua pt_BR e teclado ABNT2?
Grato
Last edited by 7xxx on Wed Apr 23, 2008 21:56, edited 3 times in total.
7xxx
Baby Hen

Re: Boot pelo floppy/Tecla ? / °

Postby 7xxx » Fri Mar 28, 2008 16:13

Consegui criar o disquete da forma abaixo indicada, não sei explicar o significado de cada comando, consegui por tentativa e erro e muita pesquisa na internet:
1-> Instalar o Sabayon no disco rígido e instalar o grub na mesma partição do Sabayon, não instalar o grub na MBR, e não reiniciar o PC. Caso já tenha instalado rodar o Sabayon normalmente pelo LiveDVD.
2-> Iniciar o terminal como root e formatar dois disquetes utilizando os comandos abaixo em cada um:
# fdformat /dev/fd0
# mkfs.ext2 -c /dev/fd0
3->Com o terminal ainda como root e no diretório raiz / entrar no subdiretório boot-grub
# cd /boot/grub
4-> Com um dos disquetes formatados na baia digitar os comandos:
# dd if=stage1 of=/dev/fd0 count=1
# dd if=stage2 of=/dev/fd0 seek=1
5-> Voltar para subdiretório boot e com o comando ls anotar o número correto do kernel
# cd ..
# ls
no meu caso o kernel tem o seguinte número: kernel-genkernel-x86-2.6.24-sabayon
6-> Reiniciar o computador, retirar o LiveDVD porem deixar na baia o disquete com os dados gravados, ao reiniciar o computador acionará o disquete e rodará o grub básico a tela ficará assim: grub>
7> Digitar os seguintes comandos:
grub> root (hd0,5)
grub> kernel /boot/kernel-genkernel-x86-2.6.24-sabayon root=/dev/sda6
grub> boot
o computador dará boot em sua instalação no disco rígido
OBS.: sda6 e hd0,5 é o diretório em que o Sabayon foi instalado
8-> Com o Sabayon já rodando coloque na baia o outro disquete formatado e abra um terminal como root, digite o comando:
# grub-install /dev/fd0
pronto seu disquete de boot já está feito.

Consegui fazer o disquete de boot mas ainda não consegui saber por que a tecla com os sinais ?/° não funciona??????
7xxx
Baby Hen

Postby chickpea » Fri Mar 28, 2008 18:21

e preciso verificar que pt_BR esta no
/etc/locales arquivo. Se nao for, nao vai dar certo.
chickpea
Sagely Hen

Postby Fitzcarraldo » Fri Mar 28, 2008 18:27

7xxx wrote:mas ainda não consegui saber por que a tecla com os sinais ?/° não funciona??????

Dê uma olhada na seguinte página:

http://gentoo-wiki.com/TIP_Speak_Your_Language

Não tenho certeza mas, se você modifica o KEYMAP e o CONSOLEFONT, talvez vai funcionar.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby Fitzcarraldo » Fri Mar 28, 2008 18:30

Ah, mais uma coisa: Vale apena dar uma olhada na Gentoo Localization Guide:

http://www.gentoo.org/doc/es/guide-localization.xml (espanhol)

http://www.gentoo.org/doc/en/guide-localization.xml (inglês)
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby 7xxx » Mon Mar 31, 2008 23:15

Agradeço a todos que tentaram me ajudar.
Tentei tudo e inclusive, apesar do meu inglês ser péssimo, as indicações do Gentoo.
O que eu consegui foi travar tudo e depois só consegui dar logon no modo texto.
3 dias tentando o que em outra distro nunca tive problema, agradeço porem desisti desinstalei o Sabayon.
7xxx
Baby Hen

Re: Boot pelo floppy/Tecla ? / ° - Resolvido

Postby Fitzcarraldo » Tue Apr 01, 2008 0:51

7xxx, sinto muito que você não conseguiu fazer funcionar a tecla com os símbolos "?", "/" e "°" no seu teclado ABNT2. Infelizmente só tenho um teclado UK (britânico), e não tem essa tecla, então não posso verificar o que está acontecendo. Mas fiquei muito surpreendido que as suas modificações quebraram a instalação (Você estava modificando o xorg.conf, suponho?). Já que você desinstalou o SL não podemos tentar outras coisas. No Centro de Controle > Regional & Acessibilidade > Disposição do teclado, você se lembra quais eram o 'Modelo do Teclado' e 'Variante de Layout' que você havia escolhido?

Será que esta página sobre configuração de KDE do Kurumin para um teclado ABNT2 teria ajudado?:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais ... clado.html

(Quase comprei um teclado ABNT2 quando estive no Brasil há duas semanas, mas desisti. Agora me arrependo de não ter comprado. :roll: )
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby 7xxx » Thu Apr 10, 2008 21:42

Voltei a instalar o Sabayon, não gosto de desistir tão rápido.
Bom agora acho que tentei tudo que li, mexi no:
- xorg.conf
- keymaps
- make.conf
- profile
- e nem me lembro mais onde, meu caderno de anotações já tem umas 6 folhas sobre esse assunto.
Procurei pelo Google e achei várias pessoas com o mesmo problema o Gentoo não aceita (não configura corretamente) o teclado br-abnt2, não consegui descobrir porque.
Fiz de um tudo, tive até que reinstalar umas 3 vezes, e olha que a instalação demora um bocado (como no Suse).
Sua dica http://www.guiadohardware.net/tutoriais ... clado.html foi excelente, porem não funcionou. Na Internet já corre um papo que nesta versão algum arquivo de configuração está faltando ou está 'bichado'.
Agradeço mas vou dar um tempo talvez apareça a solução.
7xxx
Baby Hen

Postby 7xxx » Fri Apr 11, 2008 20:10

Pela primeira vez digitei o comando '''keymaps restart''' para reiniciar o teclado, conforme indicado em um site e consegui o seguinte resultado:

localhost / # /etc/init.d/keymaps restart
* WARNING: you are stopping a boot service.
* WARNING: you are stopping a boot service.
* Loading key mappings ...
cannot open file br_abnt2
* Error loading key mappings [ !! ]
* Setting terminal encoding to UTF-8 ... [ ok ]
* Setting user font ...

Por que não foi possível ler br_abnt2, acredito que aí possa estar o problema, alguém sabe como resolver?
7xxx
Baby Hen

Postby Fitzcarraldo » Fri Apr 11, 2008 21:21

Qual é o resultado se você faz o seguinte?:

# locate br_abnt2

e o seguinte?:

# locate br-abnt2

Porque você não tente:

# cd /usr/share/keymaps/i386/qwerty
# cp br-abnt2.map.gz ./br_abnt2.map.gz

e muda o nome do arquiivo dento do br_abnt2.map.gz para br_abnt2.map em vez de br-abnt2.map para ver se ajuda? Se isso não funciona, a próxima coisa que temos que olhar é o conteúdo do arquivo br-abnt2.map (e br_abnt2.map) para ver se está faltando a tecla.

Outra coisa... Você já tentou o seguinte?:

$ setxkbmap -model br-abnt2 -layout br -variant br
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Next

Return to Portuguese