Sabayon em PT_BR

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Sabayon em PT_BR

Postby Alexandre_Martins » Fri Feb 29, 2008 4:05

Olá amigos,

Feliz por encontrar esta área em Português.

Utilizei o Sabayon por alguns meses no final do ano, fiz diversas tentativas para que o sistema e seus aplicativos (principalmente o openoffice) ficasse em "Português do Brasil", tentando por analogia as dicas do Fórum em Espanhol, sem sucesso. Quero voltar a utilizar o Sabayon (A versão que usei foi a 3.4f LiveDVD), mas preciso saber como fazer isso antes de voltar a instala-lo.

Não domino as distros baseadas no Gentoo, já mudei idiomas e configurações de teclado para ABNT2 facilmente no Conectiva (atual Mandriva) e outras distros baseadas em rpm ou deb, mas quero mesmo é voltar a usar o Sabayon que realmente me impressionou muito.

Se alguém pouder me ajudar estarei feliz em voltar.

Obrigado.
Alexandre_Martins
Baby Hen

Re: Sabayon em PT_BR

Postby Tiago » Sat Mar 01, 2008 1:09

Bem se voce puder começar por postar esses tais concelhos do forum espanhol ajudaria, para não repetirmos os mesmos. No entanto creio que não é muito complicado mudar essas definições no Sabayon.

1º make.conf

Aqui pode alterar aquilo que será a lingua a utilizar aquando das instalações, se bem que nem sempre resulta pois nem todos os programas têm essa lingua. Faça o seguinte em modo de su:

Code: Select all
# nano -w /etc/make.conf

Aqui procure a linha que diz "LINGUAS" e verifique se esta em pt_br. No meu caso é assim:

LINGUAS="pt"

2º Locales

Leia o topico que criei neste mm forum e deverá la encontrar alguma ajuda... A mim solucionou-me o problema das pastas e ficheiros com os caracteres unicos da lingua portuguesa que tanta gente atrapalham...

3º Dicionarios

Para ter o dicionario do open office em portugues do brasil basta instalar o myspell-pt:

#emerge -uav myspell-pt

Creio que inclui tanto o portugues de portugal como do brasil mas nao tenho a certeza, no entanto, muitas aplicações utilizam este dicionario pelo que automaticamente ficarão todas com a possibilidade de efectuar correções em portugues.

Para alterar o teclado basta ir ao centro de controlo e alterar a disposição e lingua para o que desejar...

Espero que tenha ajudado qualquer coisa 8)
Tiago
Young Hen

Postby Alexandre_Martins » Sat Mar 01, 2008 3:06

Obrigado Tiago pelas dicas,

Com tua resposta me animei a baixar novamente a imagem.

Os conselhos em espanhol estão neste link: http://www.sabayonlinux.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=7262&start=0&st=0&sk=s&sd=d
(Poner en español el SO entero), fora o que tentei ler em inglês (que não domino tanto).

Logo que instalar volto a postar relatando o processo. Quanto à dica que tu me deste em relação ao teclado, já o tinha feito, porém, não eram reconhecidos os caracteres do padrão ABNT2, e várias teclas, principalmente as e função, de meu notebook (Acer), de maneira que eu ficava sem caracteres como '/', '?', 'ç', 'Ç' '!' e os quatro acentos de nosso idioma.

Acabo de ver uma dica no sítio do Gentoo Linux Brasil com relação ao teclado ABNT2 vou testar também:

>Primeiro, configure corretamente seus mapas de teclado e etc. no /etc/rc.conf:
>
>KEYMAP="br-abnt2"
>CONSOLEFONT="lat1-16" # ("lat9w-16" foi a sugestão original no
># fórum, mas acho que ambas funcionam igual)
>
>E depois, no /etc/profile, adicione essas linhas no final:
>
>LESS_CHARSET='iso8859'
>LC_CTYPE='pt_PT'
>LC_NUMERIC='pt_PT'
>LC_TIME='pt_PT'
>LC_COLLATE='pt_PT'
>LC_MONETARY='pt_PT'
>LC_PAPER='pt_PT'
>LC_NAME='pt_PT'
>LC_ADDRESS='pt_PT'
>LC_TELEPHONE='pt_PT'
>LC_MEASUREMENT='pt_PT'
>LC_MESSAGES='pt_BR'
>export LESS_CHARSET
>export LC_CTYPE LC_NUMERIC LC_TIME
>export LC_COLLATE LC_MONETARY
>export LC_PAPER LC_NAME LC_ADDRESS
>export LC_TELEPHONE LC_MEASUREMENT
># para fazer as mensagens do sistema aparecerem em português,
># descomente a próxima linha
># export LC_MESSAGES
>
>Ao final, tudo deve funcionar corretamente.

Espero que essa dica seja útil para você como foi para mim =)

NatuNobilis - Pablo N. Hess

Valeu :)
Alexandre_Martins
Baby Hen

Postby Tiago » Sat Mar 01, 2008 5:03

>Primeiro, configure corretamente seus mapas de teclado e etc. no /etc/rc.conf:
>
>KEYMAP="br-abnt2"
>CONSOLEFONT="lat1-16" # ("lat9w-16" foi a sugestão original no
># fórum, mas acho que ambas funcionam igual)

Eu não sei se é diferente no gentoo ou se este conselho esta um pouco desactualizado mas a agora existem ficheiros separados para configurar tanto o keymap como o consolefont:

/etc/conf.d/keymaps
/etc/conf.d/consolefont

Aconselho-o a ler bem as instruções principalmente onde diz para verificar as pastas com todos os keymaps e consolefonts disponiveis, já que se alterar para algo que não existe nessas pastas pode dar problema... Eu felizmente no teclado nunca tive problemas, nem com caracteres como Ç ~ ^ € sempre funcionou como dever ser.
Tiago
Young Hen

Postby Alexandre_Martins » Mon Mar 03, 2008 21:47

Ok amigos,

Já baixei, instalei e segui os conselhos a seguir:

# nano -w /etc/make.conf

em línguas mantive como estava, fiquei receoso de colocar pt_br por não saber se é pt_br, pt_BR, pt-br ou pt-BR, ficou assim como já estava:

LINGUAS="pt"

Na seqüência, segui o comando:

#emerge -uav myspell-pt

Por não saber, não me atrevi a tocar nos arquivos

/etc/conf.d/keymaps
/etc/conf.d/consolefont

Configurei país e idioma para Brasil e Português do Brasil, no Centro de Controlo (Seria Centro de Controle em pt_BR), entretanto, ao dar o comando:

emerge kde-i18n-pt_BR

o emerge retornou erro, segui a orientação e ficou assim:

# emerge --pretend kde-i18n-pt_BR

These are the packages that would be merged, in order:

Calculating dependencies... done!
[ebuild N ] kde-base/kde-i18n-pt_BR-3.5.7 USE="kdeenablefinal xinerama -arts -debug"
[blocks B ] kde-base/kde-i18n (is blocking kde-base/kde-i18n-pt_BR-3.5.7)

Bom, assim, tanto o firefox quanto o openoffice estão reconhecendo os caracteres de acentuação do Portugês (depois posto sobre outros problemas com caracteres), porém, suas interfaces continuam em inglês mesmo após reiniciar o X (até mesmo todo o sistema).

Peço o auxílio dos usuários (ou utilizadores :) ) para alcançar minha sonhada interface toda em pt, pt-br.
Alexandre_Martins
Baby Hen

Postby Fitzcarraldo » Sun Mar 16, 2008 23:45

Alexandre_Martins wrote:Ok amigos,

Já baixei, instalei e segui os conselhos a seguir:

# nano -w /etc/make.conf

em línguas mantive como estava, fiquei receoso de colocar pt_br por não saber se é pt_br, pt_BR, pt-br ou pt-BR, ficou assim como já estava:

LINGUAS="pt"

É pt_BR mesmo. Você até pode botar LINGUAS="pt pt_BR" se quiser. Veja:

http://www.gentoo.org/doc/en/guide-localization.xml
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby Alexandre_Martins » Tue Mar 18, 2008 3:08

Segui todos os passos recomendados.

Quando comandei no console, depois do "sync"
#emerge openoffice.bin, consegui pelo menos que ele aparecesse em Português de Portugal. Depois conferi no Portato e vi que lá não aparece a variável pt_BR.
Já dá pra trabalhar ainda que não seja o ideal.
O firefox continuou igual, consegui coloca-lo em pt_BR através dos passos do sítio de assistência da mozilla: http://support.mozilla.com/en-US/kb/Cha ... guage+pack

Já o kde, reporta erro ao "emergir" o i18n pt_BR pois a versão do 'locale' é 3.5.9 enquanto meu kde é 3.5.7. Bom, também a interface padrão do KDE está em Português de Portugal. Ainda que seja estranho para mim ter ficheiro no lugar de arquivo, ecrâ no lugar de tela (da mesma forma como os termos ultramarinos brasileiros devem parecer estranhos aos falantes do Português continental) vou continuar buscando orientações para atualizar o kde para a versão mais atual.

Minha maior dificuldade é fazer com que quando teclo "Alt Gr + w" aparece o caracter "ł" no lugar do ponto de interrogação (acer aspire 3651NWLMi ABNT2). Há outros caracteres em lugares inusitados, embora em tenha provado variações das configurações de teclado ABNT2, porém este foi o único que não consegui achar, então dá-lhe inserir caracter especial e deixar na no Klipper...
Ocorre que há pouquíssima orientação em português, não domino o inglês e a maioria das dicas gentoo-gentoo/based estão neste idioma, imagino que quando o Sabayon estiver mais difundido em nossos países as visitas por este "shed" serão mais freqüentes com mais contribuições.
Ainda assim, fico a imaginar (como diriam nossos irmãos portugueses) qual a razão de, no momento em que escolhemos o idioma no LiveDVD ele não instala todo o sistema no idioma selecionado conforme ocorre com outras distros... Taí uma sugestão que enviei EM ESPANHOL num e-mail pro desenvolvedor principal e ele me respondeu que não falava português :lol:
Alexandre_Martins
Baby Hen

Postby Mr_Qwerty » Mon Mar 24, 2008 18:03

Salve!

Recomendo fortemente que uses como língua "pt_BR.UTF-8" para maior compatibilidade com os programas que usam unicode. Isto corresponde às variáveis de ambiente $LANG, $LANGUAGE e $LC_ALL, que devem adquirir este valor automaticamente quando o locale é configurado com sucesso.

Quanto ao teclado, se utilizas o modo console (ou seja, fora do X):

loadkeys /usr/share/keymaps/i386/qwerty/br-abnt2.map.gz

deve configurar o teclado para o padrão ABNT2. Teste as teclas; se estiverem corretas, entre com o valor "br-abnt2" na variável $KEYMAP em /etc/conf.d/keymaps

A fonte é definida em /etc/conf.d/keymaps, e deve ser uma das fontes da família lat0, que é equivalente ao padrão ISO-8859-15, que contém todos os caracteres presentes na língua portuguesa e o símbolo do Euro, €. Infelizmente, não consigo acertar o mapeamento, e o único caractere acentuado em meu console continua sendo o ç.

No caso do X, podes configurar via o comando

setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2

ou via o kcontrol, em "Regional & Accessibility > Keyboard Layout", ativa os layouts de teclado, e seleciona modelo de teclado (keyboard model) "Brazilian ABNT2", Variante de layout "abnt2" e rótulo (label) "br", o que é equivalente à linha de comando supracitada.

Esqueci algo?
Mr_Qwerty
Baby Hen

Postby Alexandre_Martins » Wed Jul 02, 2008 22:55

Buenas,

Depois de todas as recomendações acima, consegui vários progressos deixando meu sistema "quase" em pt-br, muitas coisas (sobretudo no KDE) permaneceram em pt (Continental)

Com algumas necessidades específicas, mudei temporariamente para o novo Kurumin NG (baseado no Kubuntu), e estou aguardando as férias para baixar a nova versão e voltar ao Sabayon.

Para quem encontrou as mesmas dificuldades, recomendo a visualização do excelente e completíssimo tutorial publicado no Viva o Linux, em Português do Brasil, conforme a ligação abaixo, inclusive a configuração exata do idioma.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8159

Obrigado a todos pelas dicas e colaboração.
Alexandre_Martins
Baby Hen

Postby Fitzcarraldo » Wed Jul 02, 2008 23:40

Obrigado pelo link. Gostei do artigo - é realmente compreensivo.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Next

Return to Portuguese