Como poupar Bateria, energia?

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Como poupar Bateria, energia?

Postby deusr » Fri Jul 13, 2012 19:14

Para quem usa notebook, o sabayon dispõem de algum aplicativo para poupar bateria, ou seja, para que dure mais tempo ligado fora da tomada?

Quando instalei o sabayon 9, a bateria estava durando 5 horas, depois das atualizações, está durando cerca de 3 horas. Não sei o que aconteceu para isso, sei que muitos pacotes foram atualizados, assim como o gnome-shell, que uso.

Tem algum aplicativo tipo o jupiter que entra em modo powersave quando tira da tomada e retorna pra ondemand quando pluga na tomada?
deusr
Simple Hen

Re: Como poupar Bateria, energia?

Postby albfneto » Mon Jul 16, 2012 13:02

Como não uso GNOME-Shell, não sei onde se localiza no Menu o controlador de energia, mas deve ter um local para mudar as configs de energia, como existe no KDE, no XFCE, no MATE.

De uma olhada na rede em ex. GNOME3, energy saving in notebooks, power control in notebooks etc...

Tem jeito de fazer com comandos, mas se prefere o modo grafico não faça com comandos,pq se fizer ele faz overwrite e se torna o controlador principal,isto é não poderá faze-lo mais via gráfica. Se realmenta quiser fazer por comandos, pode usar o conjunto de pacotes chamado CPUFREQ ou se sem micro for AMD, o POWERNOWD (só trabalha em AMD).

Para ver os pacotes de controle de energia que seu Sabayon usa, instalados, ou pode usar,instaláveis use este comando:

Code: Select all
equo search power

Se usar um pacote para regular a energia, use um só, para não conflitar.
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Return to Portuguese