Dual Boot

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Dual Boot

Postby tanjjr » Sun Dec 13, 2009 22:56

Já usei Fedora, Ubuntu e agora estou usando o Sabayon.
Minha irmã pediu para instalar no computador dela o Sabayon 5.1, mas ele não quer apagar o Windows Vista.
Como configuro a instação para o Sabayon ficar em dual boot com o Windows vista?
tanjjr
Baby Hen

Re: Dual Boot

Postby albfneto » Sun Dec 13, 2009 23:08

Oi, que legal, é bom saber, mais um usuário brasileiro de Sabayon...
Olha, do mesmo jeito que vc fez com fedora ou Ubuntu (duplo boot):

1) sempre um pouco arriscado..porisso fz backup, limpa arquivos temp e defragmenta o win

2) pegue um particionador de boot, tem que ser de boot, pq senão a partição fica montada e não funciona... tipo o Gparted live CD.. Dá boot com ele, e Cuidadosamente, redimensione a partição Windows Vista, DIMINUE, para sobrar espaço para instalar i Sabayon.... Libere um espaço que tenho pelo menos uns 30 giga...
Demora MUITO (uma vez, no meu athlon antigo, 70 giga de dados, levou 6 horas) e não pode ser interrompido, nem desligar , nem usar o micro... senão perde o Vista... deixa rodando durante a noite, desliga sóo monitor...

agora vc tem um Vista e um espaço vazio, com o DVD Sabayon, instale o Sabayon nesse espaço vazio.

Se vc instalar o Sabayon e JÁ TIVER VISTA,o Saba faz o grub. se for reinstalar tudolembre SEMPRE INSTALAR O WIN ANTES NUNCA O LINUX PRIMEIRO
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Postby Fitzcarraldo » Sun Dec 13, 2009 23:42

Cuidado! Se você usa GParted para reduzir o tamanho da partição de Vista pode escangalhar o MBR (Master Boot Record) do disco duro e você terá que usar um DVD de instalação de Vista para consertar o MBR para que seu computador pode arrancar outra vez. Veja esse artigo em inglês com fotos: Using GParted to Resize Your Windows Vista Partition. Se você não tem o DVD de instalação de Vista então não use GParted para reduzir o tamanho da partição de Vista, use uma ferramenta que vem com Vista (veja como fazer isso no artigo em inglês Resize a Partition for Free in Windows 7 or Vista). Veja também o artigo em inglês no foro de Sabayon Linux: ?? Vista + Partitions Read Here ??.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby tanjjr » Mon Dec 14, 2009 1:58

Já fiz isto com o LinuxMint pro meu tio, escolhi no instalador quanto eu queria deixar pro linux, quanto pro windows e durante a instalação ele fez o redimensionamento e o grup automaticamente.

No Sabayon tem alguma forma de fazer esta configuração com o instalador? Configurar grub e redimensionar a partição durante a instalação sem ter que usar gparted?
tanjjr
Baby Hen

Postby albfneto » Mon Dec 14, 2009 7:42

Fitz Carraldo lembrou bem...

é que na minha partição windows 7, ele reservou um pedaço no inicio do disco 1, então, a minhae specíficamente, pode ser redimensionada com Gparted, porque o Boot do windows 7, está no disco 1 mas a NTFS, está no HDD 2...

que eu saiba,o particionador do Sabayon, pode fazer as partições e também pode redimensionar, mas eu nunca usei para redimensionar.
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
albfneto
Sagely Hen

Postby Fitzcarraldo » Mon Dec 14, 2009 17:05

tanjjr wrote:Já fiz isto com o LinuxMint pro meu tio, escolhi no instalador quanto eu queria deixar pro linux, quanto pro windows e durante a instalação ele fez o redimensionamento e o grup automaticamente.

Com Windows Vista ou com Windows XP? Acho que funciona sem problema com Windows XP, mas com Vista (e Windows 7) pode ser outra história.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby tanjjr » Thu Dec 17, 2009 18:39

Seria o Windows Vista, na verdade eu que saber como configura o grub pelo instalador para que o windows esteja entre as opções.
tanjjr
Baby Hen

Postby albfneto » Fri Dec 18, 2009 23:44

ao meu ver, se vc já tiver o Vista e instalar DEPOIS o sbayone, o gru vai reconehecr o vista sim... pq reconhece no meu windows 7.. eu tenho multiplo boot, várias distros.
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
albfneto
Sagely Hen

Postby tanjjr » Fri Jan 22, 2010 23:16

Instalei o Sabayon 5.1 com Gnome, mas não gosto mesmo do Gnome.

Se eu instalar o Sabayon 4.2 com Kde e atualizar os programas vão estar em sua ultima versão?
tanjjr
Baby Hen

Postby Fitzcarraldo » Sat Jan 23, 2010 17:41

É mais fácil instalar KDE diretamente do SL 5.1 usando kde-meta:

Code: Select all
equo install kde-meta

aí você pode escolher KDE ou GNOME quando faz o login.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Return to Portuguese