Testando o Sabayon 5: Sem Web e impressora

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Testando o Sabayon 5: Sem Web e impressora

Postby malvescardoso » Thu Oct 22, 2009 14:41

Olá.

Por ter boas referências sobre o Sabayon, resolvi testar a versão 5. Fiquei com uma boa impressão: pacotes de aplicativos muito bom, suporte a pt_BR bom (de certo que o Firefox e o OpenOffice bem que poderiam, no processo de transladação, serem convertidos para protuguês também). Achei o sistema rápido. Mas há dois itens graves que estão me tirando a paz e me impedem de cogitar em torná-lo minha distro principal:
1-Não consigo conectar a Web por ADSL:
- Nos Debian Baseds, uso o comando "(sudo) pppoeconf" para ativar a interface ppp0. Quando necessário, dou os comandos "sudo route add default ppp0" e "sudo pon dsl-provider". No Sabayon, não funcionaram. Tem comandos equivalentes? Como configuro minha internet banda larga (Velox)?

2-Não consigo instalar minha multifuncional:
- Quando o sistema estava em inglês, antes da instalação, na opção do Painel de Controle, minha multifuncional HP PSC s era detectada, mas, no final dos passos da instalação, o sistema me informava que a senha de root não estava correta :?: . O problema é que em nenhum momento a senha de root foi solicitada. Achei que isso seria corrigido com a instalação do sistema no HD. Piorou. Após a instalação e a transladação do idioma para pt_BR, a opção de instalação de impressora local sumiu :!:. Como resolvo isso?

Fiquem com Deus.
"Saibas que todo o teu pecado, em toda a tua vida, é uma pequena gota que se derramou no mar da misericórdia infinita de Deus."

Linux... Para quem não tem preguiça de aprender.
malvescardoso
Baby Hen

Re: Testando o Sabayon 5: Sem Web e impressora

Postby Fitzcarraldo » Thu Oct 22, 2009 17:40

Não sei o que está acontecendo, pois não tenho seus problemas. A senha root contem acentos, por acaso? Outra coisa, você já tentou o seguinte para o segundo problema?

Code: Select all
# smbpasswd -a root

Você e o usuário root são membros dos seguintes grupos?

$ groups
disk wheel floppy cron audio cdrom dialout video games cdrw usb users haldaemon plugdev scanner entropy pulse-access pulse-rt pulse crontab vboxusers polkituser
$ su
Password:
# groups
root bin daemon sys adm disk wheel floppy dialout tape video clamav messagebus haldaemon
#
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby malvescardoso » Thu Oct 22, 2009 18:37

Fitzcarraldo wrote:Não sei o que está acontecendo, pois não tenho seus problemas
Como vc. fez e faz, então, para se conectar? O que preciso, é saber quais são os comandos para configurar e ativar minha conexão Velox. Grato.

Fitzcarraldo wrote:A senha root contem acentos, por acaso?
Não.

Fitzcarraldo wrote:Outra coisa, você já tentou o seguinte para o segundo problema?

CÓDIGO: SELECIONAR TUDO
# smbpasswd -a root
Desculpe a "leiguisse", mas esse comando fará o quê mesmo?

Fitzcarraldo wrote:Você e o usuário root são membros dos seguintes grupos?

$ groups
disk wheel floppy cron audio cdrom dialout video games cdrw usb users haldaemon plugdev scanner entropy pulse-access pulse-rt pulse crontab vboxusers polkituser
$ su
Password:
# groups
root bin daemon sys adm disk wheel floppy dialout tape video clamav messagebus haldaemon
#
Tem de estar assim?
"Saibas que todo o teu pecado, em toda a tua vida, é uma pequena gota que se derramou no mar da misericórdia infinita de Deus."

malvescardoso
Baby Hen

Postby albfneto » Fri Oct 23, 2009 2:19

Sobre o Firefox. O Sabayon é uma distro européia e eles não tem no momento, o pacote pt-BR.
talvez a fundação Mozilla não o incluiu
em todo o caso, para deixa-lo em português do Brasil é fácil, siga minha Dica:

http://forum.sabayonlinux.org/viewtopic.php?f=79&t=16327&p=102930&hilit=portugu%C3%AAs+firefox#p102930

Sobre o OpenOffice em português do Brasil, basta instalar o pacote de linguagem, com sulfur ou com o comando equo.

equo inslall --ask --verbose openoffice-|10n-pt_BR-3.1.1

ou procure pelos pacotes , usando "openoffice" como palavra-chave, no sulfur.

o equivalente gentoo do pppoeconf é o comando

sudo pppoe-setup

add route etc.... funciona em sabayon, mas vc tambem pode tentar conectar com:

sudo net-config

Em todo o caso, para Gentoos, com Velox ou speedy, ADSL, DHCP, IP Dinamico, é melhor não usar o protocolo pppoe, e sim rotear o modem, embutindo o login e senha dentro da config do modem. no site viva o linux, Brasil, tem tutoriais para modems de varios tipos.
a minha é Speedy, não é Veloz, mas a conexão só estabilizou depois que ue coloquei o modem em modo rooting, ou modo bridge+root, e não no bridge default.
depois de roteado, vai entra direto, tanto em Linux como em windows, sem precisar entrar com senha e login...
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Postby malvescardoso » Fri Oct 23, 2009 13:03

albfneto wrote:o equivalente gentoo do pppoeconf é o comando

sudo pppoe-setup
Já tentei isso, mas os sistema informa que o pacote rp-pppoe não está instalado. Tentei instalá-lo de várias formas, conforme várias dicas que achei na web, mas não consegui. Qual é a melhor (e correta) maneira de fazer a instalação desse pacote manualmente e qual o pacote adequado ao sistema?

Obrigado.

malvescardoso
Baby Hen

Postby lazevedo » Fri Oct 23, 2009 15:52

como root, execute:

equo install rp-pppoe

ps: evite usar o sudo, pois ele bagunça sua variável de ambiente PATH.
é sempre melhor usar o su.
lazevedo
Simple Hen

Postby Fitzcarraldo » Fri Oct 23, 2009 17:34

malvescardoso wrote:
Fitzcarraldo wrote:Outra coisa, você já tentou o seguinte para o segundo problema?

# smbpasswd -a root
Desculpe a "leiguisse", mas esse comando fará o quê mesmo?

É um comando para adicionar o usuário root à base de datos do Samba. CUPS usa Samba, e você escreveu que o CUPS está reclamando que a senha de root não está correta. Então esse comando vai adicionar (-a), i.e. informar, Samba qual é a senha de root. Para mais informações, tecla:

$ man smbpasswd

malvescardoso wrote:
Fitzcarraldo wrote:Você e o usuário root são membros dos seguintes grupos?

$ groups
$ su
Password:
# groups
#
Tem de estar assim?

Bem, são assim no meu computador e posso usar CUPS sem problema. Para usar CUPS o usuário tem que ser membro de certos grupos (não todos estes, é claro). Você já verificou se os seus grupos e os grupos do usuário root são estes acima?
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Return to Portuguese