Backup de atualizações/pacotes [Resolvido]

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Backup de atualizações/pacotes [Resolvido]

Postby krek » Fri Sep 03, 2010 19:03

Olá, pessoal! Esse é meu primeiro post aqui.

Fui usuário durante alguns meses de Ubuntu, ainda sou iniciante e, com aquisição de um notebook, optei pelo Sabayon 5.3 (amd64-KDE) como OS Linux - uso Windows ainda apenas para programas específicos para os quais ainda não encontrei substitutos a altura no Linux.

Bom, estou ainda instalando as primeiras atualizações* pós instalação e este é cerne do meu tópico.
Acontece que minha conexão é humilde (256Kbps) e os pacotes numerosos (acho que somam mais de 1Gb). Como sou iniciante, tenho receio de fazer alguma besteira e o modo mais rápido de resolver os problemas seja reinstalando o sistema e, consequentemente, as atualizações.

--> Venho, então pedir o favor de alguém me informar se há como fazer um backup desses pacotes em um DVD para o caso de precisar instalá-los novamente mais tarde, via entropy, adicionando o DVD como um repositório (algo como o apt-cdrom).

Valeu e até breve (estou esperando terminar as atualizações para ver se resolvo o problema do áudio que não está funfando aqui).

* Através do terminal com os comandos:
# equo update
# equo install entropy
# equo upgrade
krek
Baby Hen

Re: Backup de atualizações/pacotes

Postby Fitzcarraldo » Sat Sep 04, 2010 9:28

Bem vindo!

Quase não uso Entropy (uso Portage), então não sou um expert em Entropy, mas é possível fazer um backup dos pacotes Entropy instalados no seu PC, pois se encontram no seguinte diretório:

/var/lib/entropy/packages/x86/5/ (se você instala SL x86)

ou:

/var/lib/entropy/packages/amd64/5/ (se você instala SL amd64, que é o seu caso)

Se você faz um backup de /var/lib/entropy/ acho que terá todos os pacotes instalados (através do Entropy) no seu PC, inclusive a base de dados Entropy que contem a lista de todos os pacotes (instalados e não instalados) Entropy.

Não sei o comando para reinstalar um pacote que você copia para o diretório /var/lib/entropy/packages/amd64/5 (*) mas você pode usar o Sulfur para instalar pacotes guardados ou baixados manualmente (veja Re: Can't connect to the internet).

*Talvez o comando é: equo install /var/lib/entropy/packages/amd64/5/<nome completo do arquivo do pacote>

N.B. Uma alternativa é fazer uma cópia total (uma «imagem») do disco duro; veja o artigo em inglês no Wiki de SL HOWTO: Disk imaging using Partimage ou usa o aplicativo Clonzilla.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby krek » Sat Sep 04, 2010 13:22

Valeu, irmão!

O Portage é o do emerge? Ele tem vantagens sobre o Entropy? Li em algum lugar que o último era recomendado para iniciantes e por isso estou a usá-lo, até porque sua interface é muito parecida (mas tenho achado melhor) que o apt.
Tô perguntando pra aprender.

Valeu!
krek
Baby Hen

Postby Fitzcarraldo » Sat Sep 11, 2010 16:58

Sim, o Portage usa o comando emerge. Portage é mais sofisticado que Entropy, mas trabalha com pacotes de código fonte, não pacotes binários (isto é, já compilados), então demora mais para instalar pacotes no seu PC pois o Portage tem que compila-los. O Entropy é mais facil usar para iniciantes, e recomendo que você continua usando Entropy: é mais rápido instalar pacotes binários e tem menos risco de quebrar sua instalação. O APT do Ubuntu é um gestor de pacotes binários e, nesse sentido, é parecido com o Entropy.
Fitzcarraldo
Sagely Hen

Postby albfneto » Thu Nov 11, 2010 16:14

com rede lenta, procure não usar Portage, ele baixa tudo e compila tudo e pode ser muito mais lento.
além de que com pouca prática, ele quebra o sistema muito mais fácilmente.

desejando atualizar somente alguns pacotes que use, como firefox, por ex, o que é vantajoso em redes lentas,
baixe-os manualmente de:

http://www.sabayon.org/packages

e salve em umDVD ou pendrive, e instale com o Sulfur, opção" "instalar do binário"
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Postby albfneto » Wed Dec 01, 2010 2:32

também pode faze-lo com muitos pacotes, mas é trabalhoso. Pode ir baixando e salvando num DVD. Mas
o ideal para conexão lenta é não atualizar tanto!
instale os pacotes que quer, e atualize só uma coisa ou outra.
O Sabayon, e no geral, os Gentoos, para atualiza-los muito, abanda larga é quase essencial.
mas sabayon não tem pacotes velhos.
vc pode ir usando a 5.3 e daqui uns meses, vc faz backup de seus arquivos e re-instala um Sabayon mais novo.
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Return to Portuguese