Proposta: Comunidade Brasileira...

Conversações gerais a respeito de Sabayon Linux

Moderator: Moderators

Proposta: Comunidade Brasileira...

Postby richardfrk » Sat Jan 16, 2010 17:26

E ai pessoal, no objetivo de ajudar os usuarios do SL no Brasil, montei um projeto para se criar uma comunidade SL Brasil, segue abaixo algum pontos do projeto..., logico que para esse projeto funcionar preciso da ajuda de qm estiver disposto a ajudar, ideias sao muito bem vindas!, isso eh um esboço claro!

Possiveis nomes para a comunidade:

http://www.sabayonbrasil.org
http://www.sabayon-br.org
http://www.sabayonlinux.org.br

Descricao do projeto em si:

Nesse projeto da comunidade brasileira do Sabayon Linux, confesso que estou sendo meio audacioso, mais se tem uma coisa sempre aprendi, é "que se for fazer alguma coisa, faça bem feito", ou seja tem que ser uma coisa que ira funcionar, entao estou pensando em montar um blog, onde serao postadas as dicas, noticias sobre o desenvolvimento do Sabayon, tambem um forum de discussoes, creio que isso eh um requisito basico para uma comunidade linux, e tambem um wiki para a documentacao traduzida do SL. Nesse projeto me baseei na estrutura da comunidade do ArchLinux Brasil, pois achei bem interessante.

Para o desenvimento do projeto, contarei com ferramentas FLOSS, como Wordpress(blog), Vanilla ou phpBB (forum) e MediaWiki (wiki).

A questao da hospedagem podem deixar comigo porque tenho como arrumar essa estrutura sem custo algum.

Requisitos Minimos:

Para que esse projeto funcione, precisamos da ajuda de todos, entao classifiquei algumas funcoes para o projeto, como:

01 pessoa para o desenvolvimento do design do nosso projeto, tal como o blog e forum.

01 pessoa tambem para moderar o forum, empedindo spams, engraçadinhos e etc...

01 pessoa para se responsabilizar pelo blog, postando noticias, dicas e etc...(posso cuidar disso).

01 pessoa para traduzir e postar a documentacao do SL, logico que todos ajudaram depois, mais precisamos de alguem para coordenar isso.

Com esse projeto funcionando, estaremos ajudando a comunidade do SL a crescer mais, e estaremos dando a chance dos brasileiros conherem melhor essa maravilhosa distro que eh o SL.

Acho que por enquanto é so, o que vcs acham? mandem sugestoes!, critiquem!
richardfrk
Young Hen

Re: Proposta: Comunidade Brasileira...

Postby lazevedo » Sat Jan 16, 2010 20:01

Cara, sempre tive vontade de fazer isso mas nunca tive tempo o suficiente para encabeçar a iniciativa.
Por mim, tá valendo!

Quanto ao nome, prefiro o http://www.sabayonbrasil.org .
Eu poderia ajudar ou moderando o fórum ou coordenando a documentação. No caso da documentação, talvez fosse legal se a gente traduzisse direto na wiki do sabayon.org, pois ela permite artigos em várias línguas.

Acho que essa idéia vai pra frente, e aí a gente vai conseguindo aos poucos aumentar a base de usuários do Sabayon no Brasil :D
lazevedo
Simple Hen

Postby richardfrk » Sat Jan 16, 2010 23:06

Muito bom lazevedo, acho que a ideia inicial eh arrumar um pessoal com vontade de ajudar, assim como vc! sobre o nome, tenho preferencia por esse tbm, ja sobre o wiki, acho q podemos deixar nos dois, tanto no nosso, cmo no do sabayon.org, o legal é deixarmos as nossas informacoes(pt-br) reunidas...entende? mais podemos ir discutindo isso com o resto do pessoal! mais ja começamos bem, ja somos 2! é isso ai!
richardfrk
Young Hen

Postby felipe.bastosn » Mon Jan 18, 2010 20:02

Tou dentro desde que eu não precise desenhar ( sou péssimo em desenho :D ) É bom não ter linux no nome pra o pessoal não chiar da falta da menção ao Gnu. Aqui no Brasil estão difundindo o conceito de o 'linux' ser na verdade ser gnu/linux, o que eu concordo tecnicamente. Não ter o nome linux desvinculado do nome Gnu pode ser uma contribuição inicial.
Posso moderar fórum de noite e ao meio dia.
felipe.bastosn
Baby Hen

Postby richardfrk » Mon Jan 18, 2010 20:43

Ta certo! felipe.bastosn, é isso ai, mais um para o nosso projeto, mais ainda precisamos de mais alguns...pra nao pesar muito o serviço...
richardfrk
Young Hen

Postby richardfrk » Tue Jan 19, 2010 21:31

bom, pessoal precisamos conversar mais sobre o projeto, entao resolvi que vamos fazer essa reuniao no Google Wave, na melhor do que testar a ferramenta usando-a, todos vc tem conta? me adicionem richardfrk@googlewave.com, qm nao tiver me manda um PM.
richardfrk
Young Hen

Postby lazevedo » Fri Jan 29, 2010 0:29

já te adicionei lá cara.. inclusive criei um wave lá contigo :P
hehehe
lazevedo
Simple Hen

Postby albfneto » Tue Feb 02, 2010 10:23

Olha, nome prefiro Sabayon Brasil. (http://www.sabayonbrasil.org/)
a iniciativa é bem vinda.
minha dúvida é que acho que a Comunidade Brasileira do Sabayon é ainda muto pequena!
Ou seja, não sei se o sabayon tem ainda uma massa crítica de usuários de lingua portuguesa, tão grande assim.
mesmo aqui, no Forum oficial, tem pouca gente, e nos Foruns não oficiais, mesmo o segundo maior, o SabayonMania, Itália tem 1000 e poucos membros!
a maior parte dos users do Sabayon no Mundo, são Italianos e Francêses, apesar disso, não sei pq os foruns são poucos frequentados, pq o Sabayon é práticamente a 7a, 8a distro mais usada no Mundo...
Brasileiros, o Sabayon tem cerca de 140 membros na comunidade orkut Sabayon BR e cerca de 50 usuários no Viva o Linux.
também, aqui, o Portuguese Shed, é pouquíssimo frequentado...
o curioso, é que nas estatísticas do Forum não oficial Italiano, Sabayon Mania, do qual também sou membro,o Brasil é o tereceiro País que mais visita, depois de Itália e França!
Tenho vários artigos e Dicas sobre o Sabayon, publicadas no site Viva o Linux, e fui um dos primeiros usuários brasileiros de Sabayon.
acho que a primeira coisa que vc devia fazer e fazer uma votação, uma enquete, para ter uma idéia preliminar de quantos Brasileiros usam Sabayon como Distro principal.
O Sabayon é a minha Distro favorita, principal...
também uso Gentoo, Funtoo, Mandriva e OpenSUSE.
Image
ALBERTO FEDERMAN NETO
albfneto
albfneto@fcfrp.usp.br
Favorite Distros: Sabayon, Gentoo, Mandriva and OpenSUSE
albfneto
Sagely Hen

Postby lazevedo » Tue Feb 02, 2010 15:16

Quanto ao número de usuários, acho que a gente devia investir em divulgação.. coisas simples mesmo, tipo convidar o pessoal do orkut e do viva o linux para entrar na comunidade brasileira (ou até mesmo no portuguese shed)
lazevedo
Simple Hen

Postby richardfrk » Mon Feb 15, 2010 23:45

Concordo com vc albfneto, qndo fala que a comunidade da lingua portuguesa eh muito pequena! mais o nosso objetivo eh faze-la crescer e consequentemente assim, divulgar mais o SL! Estamos esquecendo que essa comunidade brasileira que estamos planejando, eh mais do que reunir os usuario brasileros/portugueses de SL, eh ter suporte legal aos novos usuarios que venham usa-lo futuramente, Entao o objetivo, eh que ao menos o Brasil que eh terceiro país que mais usa o SL, tenha sua propria comunidade... para que nao precisemos ficar mais traduzindo paginas em italiano..:/!! qnto a divulgacao, acho que por si só a comu brasileira fara isso! mais claro que mandaremos artigos inaugurando a comu no VOL e no BR-Linux...e convidaremos o pessoal do orkut tbm como lazevedo falou...alguem discorda? Sobre o nome como a maioria decidiu, ficou http://www.sabayonbrasil.org mesmo, ja foi registrada! ^^

...na minha experiência com o linux, a comunidade ao meu ver eh o ponto chave!, como ja presenciei varias vezes, qnto maior e organizada eh a comunidade da distro, consequentemente mais madura ela sera!...pq automaticamente tera mais devs, mais suporte, mais ideias, menos bugs e mais gente disposta a ajudar! ...agora pq nao fazer do SL tao famoso qnto o Ubuntu...?? seria uma coisa impossivel? acho que essa comu sera um grande passo para o Sabayon!

...OPINEM!
richardfrk
Young Hen

Next

Return to Portuguese